terça-feira, 1 de julho de 2008

O Caminho da Fé

Ao consultar o site do Caminho da Fé e o Guia Caminho da Fé para Ciclistas e Caminhantes (do Antônio Olinto) , dá para resumir a história de sua fundação:

O Caminho da Fé é uma rota de peregrinação fundada em 11/02/2003, em Águas da Prata/SP, pelo esforço de três pessoas: Almiro José Grings, peregrino do Caminho de Santiago em 1999 e 2003, que formentou a idéia da implantação de uma rota de peregrinação semelhante no Brasil; e o casal amigo Clóvis e Iracema, que também se entregaram à fundação, incentivados pela força de vontade do amigo Almiro.

O esforço dos três foi concentrado na vinculação do estabelecimento da rota como forma incentivar a adesão das comunidades moradoras (prefeituras, comunidades católicas, hotéis, fazendas etc) e de aquecer o turismo rural por onde o Caminho passa. Hoje, o Caminho, que originalmente começava em Águas da Prata, estendeu-se a outras cidades, além do sugimento de novas rotas, como já acontece com o Caminho de Santiago.

Desde sua inauguração, estima-se que cerca de 3000 pessoas percorram o Caminho anualmente, que pode ser percorrido a pé, a cavalo ou de bicicleta. Nem todos seguem pelo Caminho com intuito religioso, pois, além daqueles que buscam graças ou pagam promessas feitas, há também os que usam o Caminho para se divertir ou realizar um passeio. Atualmente, o Caminho da Fé é visto como uma ótima forma de se iniciar a prática do cicloturismo, embora não seja um circuito cicloturístico fundado para este fim (o que já existe no Brasil: o Circuito Vale Europeu, no interior de Santa Catarina. Para saber mais, veja em http://www.circuitovaleeuropeu.com.br.).

O peregrino deve retirar, em um dos estabelecimentos filiados, a credencial do Peregrino, que é carimbada em todos os lugares que recebem os viajantes (pousadas, igrejas, postos de atendimento etc). A credencial custa R$ 5,00.

A partida de nossa turma será em Franca, o que aumentará a distância percorrida em comparação com o percurso realizado no ano passado.


Nenhum comentário: