Ontem, para me adaptar mais à bike e para me acostumar com o tipo de terreno mais presente no Caminho, fui até Jaguariúna por terra, seguindo estradas de terra que margeiam o leito da antiga ferrovia Mogiana.
Atualmente, parte do antigo trajeto foi recuperado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferrroviária), com investimento conjunto do poder público e iniciativa privada. Seu trajeto hoje liga Campinas à Jaguariúna.
A trilha que segui está presente no mapa confeccionado por Alexandro Casella (veja seu site, Safe Planet), Trilhas de Joaquim Egídio e região (2a. edição).
Às 8hs, saio de casa e 10 minutos depois, estou no trevo da saída de Campinas. Ali, com o hodômetro zerado, saio em direção ao bairro Alphaville, que é circundado pelas duas estradas de acesso para os bairros Solar das Andorinhas e Carlos Gomes. A trilha indicada pelo mapa orienta a seguir estrada paralelas ao leito da estrada de ferro.
Não há subidas difíceis neste trajeto. A paisagem é ótima: há pelo menos um trecho em que se consegue cruzar o rio Atibaia, em uma ponte próxima ao Solar das Andorinhas. Outro ponto alto do passeio é a presença das fazendas cafeeiras Santa Maria e Duas Anas, bem preservadas.
Logo, coloco fotos dos trechos. Vale o passeio.
Distância: 51,58 km
Tempo: 3:19:52 (com paradinhas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário